terça-feira, 22 de maio de 2018

Fábulas (Fables)

Fabulae decent pueros

As fábulas são próprias para crianças

(Fables are for children)



Post 181
"Na foto, estou entre Branca de Neve e os Sete Anões no jardim da Queijaria Santa Maria em Lafaiete - MG, parada obrigatória no caminho para o sítio da dinda.

O provérbio de hoje lido em voz alta pela tia Laura Gibbs.
 
Clique no botão vermelho para ouvir.


Fábulas são pequenas histórias que transmitem algum ensinamento de vida principalmente para crianças. 
O pensador grego Esopo (século VII a.C.) é considerado o criador da fábula como estilo literário. O escritor latino Fedro (15 a.C. – 50 d.C.) e o francês Jean de La Fontaine (1621 – 1695) utilizaram-se da mesma metodologia e também nos deixaram belas fábulas.
Fábulas de Esopo
Fábulas de La Fontaine
As fábulas tratam de temas do cotidiano das crianças. Os personagens são animais que falam, pensam e agem como pessoas. Assim, cometem erros e acertos e possuem qualidades e defeitos remetendo a um mundo mágico e imaginário, aproximando-se do universo infantil em forma de fantasia.

As fábulas permitem que as crianças reflitam sobre suas atitudes e valores, tanto no relacionamento com amigos e colegas, quanto com os familiares. 
As fábulas também apresentam eventos extraordinários, embora familiares às crianças. O tom lúdico proporcionado pelos animais abordando um problema ou situação inusitada, pode ajudar a criança a entender questões que uma bronca não conseguiria resolver. São histórias que podem ajudar as crianças a enfrentar os fatos de uma maneira responsável e divertida. 
Se gostou, compartilhe no Facebook.

2 comentários:

  1. Às crianças tem uma imaginação muito grande... acreditam em contos de fadas... muito lindo meu Enzo...

    ResponderExcluir
  2. Amei. Como sempre.
    Sempre gostei das fábulas quando criança, quando professora e lia muito para seu primo Aécio Jr.
    Parabéns Helder.

    ResponderExcluir