terça-feira, 1 de maio de 2018

Dia do Trabalho (Labor day)

Enzo homenageando os que trabalham duro pra ganhar o sustento!

In sudore vultus tui vesceris pane

Terás o pão com o suor do teu rosto

(In the sweat of thy face shalt thou eat bread)



Hoje, 1o de maio, comemora-se no  Brasil  e em diversos países o Dia do Trabalhador. Essa data foi escolhida pela Segunda Internacional Socialista em 1889 para homenagear as lutas sindicais que ocorreram em Chicago no início de maio de 1886 onde trabalhadores morreram durante os protestos.
No  Brasil , foi somente em 26 de setembro de 1924 que esta data se tornou oficial, após decreto do então presidente Arthur Bernardes.

In sudore vultus tui vesceris pane – está na Vulgata (tradução da Bíblia para o Latim), em Gênesis 3:19, ganharás o pão com o suor do teu rosto – esta é a punição divina imposta aos homens ao expulsar Adão e Eva do Paraíso por terem pecado, isto é, desobedecido a vontade de  Deus . Assim, atribui-se ao trabalho um caráter de expiação, de castigo e reparação.
GUSTAVE DORE  (1861) - Expulsão do Paraíso
'Trabalho vem do latim tripaliu, que é a denominação de  um instrumento  formado por três (tri) paus (paliu), que era usado para punir os cavalos que não se deixavam ferrar. Dessa forma originalmente trabalhar significava ser torturado'. 
Dicionário Informal, 2018. Disponível em: <https://www.dicionarioinformal.com.br/significado/trabalho/3534/>
Tripaliu - instrumento de tortura
Na antiguidade os nobres e ricos não trabalhavam, atividade que era considerada atribuição de pobres ou escravos e servos (os que não podiam pagar dívidas ou os derrotados em guerras). A partir da revolução industrial os trabalhadores adquiriram direitos e melhores condições de trabalho – criou-se a filosofia do trabalho necessário e dignificante. Mesmo assim, o trabalho continua uma realidade ambígua: odiado, por um lado, como algo que tem de ser suportado e que continua visto como um castigo, mas valorizado, por outro lado, como um elemento fundamental na vida das pessoas, sendo a principal fonte de bem-estar, prosperidade e tranquilidade.
O artista Bennett ironizando as relações de trabalho
Quem gostou do Post pode Compartilhar no Facebook!

3 comentários:

  1. Divino essa homenagem que você Enzo faz ao dia do trabalho.
    E você pai Helder, sempre se superando.
    E sempre nos trás informações.
    Parabéns mais uma vez.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Esse garoto lindo grande trabalhador....

    ResponderExcluir
  3. Excelente POST!! Gostei da charge ao final!

    ResponderExcluir