segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Perigo Oculto (Hidden Danger)

Latet anguis in herba

A serpente se esconde sob a relva

(English:   A snake lies in the grass)

"O verso do tio Virgílio nos alerta para um perigo oculto - o cuidado e a vigilância são sempre bem vindos.
O tema de hoje arrastou meu papai de volta à adolescência. Um dos primeiros livros que leu, Os doze trabalhos de Hércules, despertou o interesse pela cultura grega e o marcou definitivamente. Ele leu esse livro para meus irmãos, Max e Rafael, e lerá para mim também: os dois volumes continuam guardados em casa.
A vingativa deusa Hera põe duas serpentes no berço do bebê Hércules, que esmaga-lhes a cabeça. Confiram abaixo o livro original de 1963 e minha interpretação do pequeno Hércules em luta com a serpente, espero que gostem:"

Para surpresa de meu papai, ele encontrou um texto de Peter Bryant, de 1998, onde há uma análise do contexto do verso de Virgílio, que mostra que seu sentido original foi modificado.
Virgílio, na obra Bucólicas III, 93, descrevia uma competição semelhante a de repentistas do Nordeste, onde dois pastores cantores disputavam a construção de versos mais bonitos, um deles disse:
Qui legitis flores et humi nascentia fraga, frigidus, o pueri, fugite hinc, latet anguis in herba!
Ó crianças que colheis flores e morangos que nascem no chão, fugi daqui, há uma fria serpente escondida sob a relva.
No caso, a serpente era apenas um réptil perigoso, não havendo conotação genérica de perigo oculto ou representação do Mal. Apenas a partir do século XVI a serpente do verso de Virgílio passou a generalizar o perigo, ou o mal oculto, como acontece na Bíblia e em Shakespeare.

Quem gostou do Post pode Compartilhar no Facebook!

Um comentário:

  1. Perigo existe em qualquer lugar. .estou aqui pra te proteger. ...bjs Tia Lídia. ..

    ResponderExcluir