quinta-feira, 24 de novembro de 2016

O Rubicão (Rubicon)

Alea jacta est

A sorte está lançada

(English:   The die is cast)



"A sorte está lançada ou os dados estão lançados, citação famosa atribuída ao Imperador Romano Julio César, dita ao cruzar o Rio Rubicão. Assim, César contrariava as ordens do Senado, o que viria a provocar sangrentas batalhas.

Meu papai contou que um dos episódios da série 'Defying Gravity' (Netflix) que está assistindo se chama Rubicon (Rubicão). O título faz referência ao fato de que os tripulantes da espaçonave, que enfrentavam problemas técnicos e psicológicos, se aproximavam do ponto onde ainda era possível retornar facilmente a Terra. Chamaram esse ponto de Rubicão. Passando dali, teriam que ir até Vênus e rodear o planeta para poderem retornar.

Machado de Assis também cita a expressão de  César em seu romance Helena, quando a personagem Estácio decide pedir a noiva Eugênia em casamento: 'Transposto o Rubicão, não havia mais que caminhar direto à cidade eterna do matrimônio'.

A frase 'atravessar o Rubicão', imortalizada por Júlio César, é usada com frequência para se referir a qualquer fato em que seja necessário tomar uma decisão arriscada de maneira irrevogável, sem volta.

Perceberam que meu papai colocou um dado gigante para simbolizar a sorte, os dados lançados? E o detalhe das cortinas do palácio... Maneiro, né?"

Na Segunda-feira passada, nosso Blog ultrapassou as 10 mil visitas a suas páginas em 5 meses de vida:

4 comentários:

  1. Sigam o blog, pois papai Helder também é cultura.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, temos aprendido muito com o blog do Enzo.
    A frase 'atravessar o Rubicão" achei hilariante, perfeita e vou tentar usar.....
    O blog esta estourando mais de 10.000 visualizações. Parabéns, Helder.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela dose diária de cultura. 😘

    ResponderExcluir