sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Pilatos e o Jogo do Bicho (Pilate and a Brazilian Lottery)

Quod scripsi, scripsi

O que escrevi, escrevi

(What I have written, I have written)

"Estou aqui atuando como apontador do Jogo do Bicho para exemplificar a citação de hoje. Vale o escrito é o lema que garante categoricamente o pagamento da aposta vencedora, independente de prejuízos para a banca. Mas não foram os bicheiros os inventores dessa fórmula que não deixa dúvida sobre a validade do que está escrito.
Meu papai contou como surgiu a citação Quod scripsi, scripsi que aparece na Vulgata, tradução da Bíblia para o latim, em João 19,22. Mamãe não gostou do modo que ele falou e fez cara feia. Não entendi todas as palavras que utilizou, mas captei o sentido e reproduzo-as em nome da fidelidade aos fatos:
‘Reza a lenda que Pilatos, mesmo contrariado, cedeu ao clamor popular: libertou Barrabás e condenou Cristo à morte na Cruz. Para sacanear os Judeus colocou na cruz a inscrição INRI – Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus. Os sacerdotes ficaram putos da vida e foram reclamar com Pilatos, dizendo que seus reis foram Saul, Davi e Salomão, e que era uma grande sacanagem chamar de rei aquele farsante. Pilatos se lixou para os sacerdotes e mandou essa: Eu não tenho rei, tenho Imperador, que manda em mim e em toda essa M aqui. Então, Escrevi, tá escrito! E assim se fez a História, pelo menos na versão da Bíblia."
Quem gostou do Post pode Compartilhar no Facebook!

3 comentários:

  1. Esse papai fala cada coisa.... Mas, hoje em dia é assim. Vale o que ta escrito mesmo. São contratos, leis, jogos.... E assim o mundo segue. Cheio de ordens a seguir. Afinal, está escrito. Te amo, filho.

    ResponderExcluir
  2. Grande pequeno Enzo. Não gostei do palavreado do seu pai. Na linguagem do dia a dia até falamos um vez ou outra. Mas seu pai juntou várias e colocou escrito. Achei exagerado. Mas partindo do seu pai...
    Mas voltando a citação, as leis foram criadas para deixar escrito o que se deve fazer, mas sempre acham uma brecha para interpretar de outra forma.

    ResponderExcluir
  3. Eu prefiro mais desse: "Eu não me envergonho de corrigir os meus erros e mudar de opinião, porque não me envergonho de raciocinar e aprender" - Alexandre Herculano.Bjs da tia Lúcia.

    ResponderExcluir