sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Guerra e Paz (War and Peace)

Si vis pacem, para bellum

Se queres a paz, prepara-te para a guerra


(If you want peace, prepare for war)

"Meu papai cantava o Hino Nacional todas as sextas feiras na escola primária e desfilava no Sete de Setembro ao som envolvente e reverente do rufar de tambores - bons tempos da ditadura militar, segundo ele, quando havia respeito e disciplina. Já a mamãe é de outra época, durante o ensino médio, fazia parte da banda do Externato 5 de Julho, onde tocou prato, surdo e tarol nos desfiles escolares.
A recente comemoração do dia da Pátria e os Jogos Olímpicos são uma boa oportunidade para refletir sobre a belicosidade humana. Nossa natureza é guerreira. As competições esportivas são uma forma de canalizar energia para atividades menos destruidoras. Contudo, a violência costuma explodir entre os atletas e fora dos estádios em sangrentas guerras de torcidas. Somos assim mesmo, mais lobos do que cordeiros...
A citação de hoje é do autor latino Publius Flavius Vegetius Renatus que sugeriu o uso da força como melhor forma para manter ou conquistar a Paz."
Quem gostou do Post pode Compartilhar no Facebook!

3 comentários:

  1. É, filho.... Eram bons tempos. Mamãe sonhava com a chegada do grande dia. Era orgulho fazer parte da banda em um desfile de 7 de setembro. Grande responsabilidade tbm. Qualquer dia te conto mais sobre essa fase da vida da mamãe.

    ResponderExcluir
  2. Hoje. os países mais preparados com armamentos se consideram os mais fortes. Pois dessa forma podem enfrentar os inimigos com maior fervor.
    Sou também da época do seu pai. Embora não consigo lembrar da ditadura militar como sendo algo que punisse os brasileiros. Nas escolas não conseguíamos sentir isso. Não se tocava esse assuntos eram proibidos. Somente na universidade isso ficou latente, e logo depois vieram as diretas já.

    ResponderExcluir
  3. Era muito divertido os desfiles. foi ver minhas neta Bia e Júlia foi diferente mas emocionante. .

    ResponderExcluir